Devido ao cenário atual, nossa consciência sobre sustentabilidade ambiental precisa agir até nos momentos da escolha para os destinos de viagem. O ecoturismo em Monte Verde, além da beleza regional, ainda pode ajudar todos a intensificar a conexão com a natureza, a fauna e a flora, dando um show sobre preservação do meio ambiente.

É indiscutível que quando entramos em uma área natural nos sentimos bem e isso ajuda, inclusive, a diminuir a ansiedade. Em Monte Verde, mesmo hospedado em pousadas lindíssimas como a Suiça Mineira, é indispensável que você participe e seja um ecoturista.

Quer conhecer mais sobre o Ecoturismo em Monte Verde?

Então continue lendo sobre as melhores atrações que você pode encontrar nesta região.

Trilha para família: Chapéu do Bispo

Quando a família toda está em Monte Verde, inclusive crianças, a trilha para a pedra Chapéu do Bispo é a mais indicada. Para os integrantes mais preparados é possível, também, subir ao topo com ajuda de equipamento ou pela prática de rapel.

Conexão 360º com a natureza: Pedra redonda

A trilha pela Pedra redonda é a mais popular na região, pois quando se chega ao destino final é possível ter uma vista completa de Monte Verde, em 360º. Sendo assim, esta é parada principal para quem quer entrar em contato com a natureza e conseguir uma vista panorâmica da região.

Aventureiros intensos: Travessia São Francisco Chavier

Esta travessia é para os ecoturistas que procuram uma aventura mais intensa. Com 12km de caminhada e dificuldade média, é preciso de 4 a 6 horas para percorrer o caminho que conta com subidas e descidas, podendo ser completada inclusive de bicicleta ou a cavalo.

Água e escalada: Corredeiras Itapuá

Esta travessia é indicada para os amantes ou interessados por muita água e por escalada esportiva. Isto, porque durante a travessia por Itapuá, margem do córrego do Cadete, é possível ter acesso a várias cachoeiras. E em algumas áreas, possuem pontos para escalada, tanto para quem quer se arriscar de primeira, quanto para os experientes.

Ecoturismo em Monte Verde também inclui contato com a fauna

Vamos indicar 2 opções para você que tem interesse em se hospedar em Monte verde e conhecer toda a flora da região, mas também quer a oportunidade de ter contato íntimo com a fauna local. Aproximando-se de animais que não seria possível nas cidades.

Falcoaria

Uma atração um tanto quanto diferente é a falcoaria. Praticada em algumas fazendas na região, consiste em criar, treinar e cuidar de falcões e outras aves. Assim, permitindo você a passar um dia próximo a estes animais fantásticos e desenvolver ainda mais sua consciência ambiental.

Passeio a cavalo

Uma atividade tranquila, supervisionada por peões locais, é o passeio a cavalo. Ótima oportunidade para se aproximar desses animais incríveis e ainda, no decorrer passeio, aproveitar a paisagem e o friozinho. Para este tipo de atividade, basta pedir informações para a recepção da pousada.

Concluímos que o ecoturismo pode trazer muitos benefícios individuais e sociais através da sustentabilidade. Conheça ainda mais as riquezas naturais do Brasil, comece por Monte Verde! Conheça nossas acomodações.